Era para ter sido um título fácil, era para vermos dois jogos sossegados, era para vermos a paz em campo, era para vermos o Santástico que encantou platéias, era para vermos o jogo de um gigante Santos contra um acoado Santo André, era... Era... Era...
Não foi isso que se viu nos dois jogos das finais do campeonato paulista de 2010, o que se viu nos dois jogos foi um Santo André jogando como time grande e um Santos por muitas vezes perdido e assustado. no primeiro jogo o Santos aumentou sua vantagem ao desmerecidamente vencer um Santo André que foi melhor e em três fatalidades tomou 3 gols, e que mesmo assim não desistiu.
No começo da segunda parte da decisão neste domingo, o Santo André não só entrou com força e garra como assustou e acoou o time alvinegro, a calou a torcida do Santos que tinha vindo ao estádio para ver o Santos ser campeão. Os minutos se passaram e o Santos empatou o jogo, mas, o Santo André bravo e aguerrido voltou a ficar na frante com um gol de Ale, depois de cobrança de escanteio. Foi ai então que a massa desandou.
Neymar com seu jeito moleque de jogo levou um suave toque do zagueiro Andreense e a "salada" estava feita. Os jogadores da equipe do ABC se irritaram com o jogador que estava se jogando demais desde o primeiro jogo (Neymar já tem fama de "cai-cai" entre os árbitros brasileiros) e foram para cima do menino da Vila. Os jogadores do Santos por sua vez foram em defesa do garoto e a balbúrdia estava feita e o bom momento da equipe do ABC destruído.
Neymar leva dura de Ale depois de sofrer falta na entrada da área.
Depois de toda a encrenca, Léo (Santos) e Nunes (Santo André) foram expulsos de campo depois de entrarem em um atrito um pouco mais exaltado que o normal. Logo depois disso o Santos avançou novamente e atingiu o empate novamente. 5 minutos após o gol em uma atitude incomum Marquinhos deu uma entrada criminosa no jogador da equipe do ABC. Parecia então que o Santo André enfim teria adquirido uma tática melhor, resolvendo atacar quando possível e não na correria como estava fazendo.
E aos 43 minutos o Santo André voltava a frente do placar. Ao fim do primeiro tempo ficavam discussões sobre vários aspectos o jogo. O resultado persistiria até o fim do jogo, que ainda teria Brum (Santos) expulso por jogada violenta em meados do segundo tempo.
Porém o lance do jogo, o lance pôlemico ficou por conta do erro GROTESCO de Maria Elisa assitente que anulou um gol legítimo da equipe do ABC ainda no primeiro tempo. Elisa levantou a bandeira para acusar um jogador da equipe de impedimento sendo que o mesmo estava a 1,20m em posição legal como mostrou a TV. A partir deste lance estão lançadas as discussões. Será que se o gol fosse válido a história poderia ser diferente, será que o Santos sucumbiria diante de um Santo André ofensivo como foi? Não se sabe. Alías o futebol é emocionante por estas coisas.
Não se discute a legalidade do título do Santos, que foi de longe e diga-se de passagem muito longe a melhor equipe do futebol paulista em 2010, o título está em boas mãos, tanto quanto se estivesse ficado pelos lados do ABC. A final foi digna de aplausos para um lado e para outro e venceu o melhor, ou se preferir o infinitamente melhor alvinegro da Vila Belmiro. Parabéns Santos! Pela 18ª vez o dono do Estado de São Paulo!
Os meninos da Vila comemoram o 18º título Paulista.
Ficha Técnica
Santos 2 x 3 Santo André
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Renda: R$ 2.349.455,00.
Público: 35.001 pagantes.
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho
Cartões Amarelos: Pará, Neymar, Edu Dracena e Paulo Henrique (Santos); Rodriguinho, Rômulo, Ale, Carlinhos, Hallison e Júlio Cesar (Santo André)
Cartão Vermelho: Leo, Roberto Brum e Marquinhos (Santos); Nunes (Santo André)
Gols: Neymar aos 7’/1T e aos 31’/1T (Santos); Nunes aos 30seg/1T, Ale aos 20’/1T e Branquinho aos 43'/1T (Santo André)
Santos
Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Rodrigo Mancha, Arouca, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Robinho (André depois Bruno Aguiar) e Neymar (Roberto Brum).
Técnico: Dorival Júnior
Santo André
Júlio César; Cicinho (Rômulo), Cesinha, Halisson e Carlinhos; Ale (Piu), Gil, Branquinho (Rodrigão) e Bruno César; Nunes e Rodriguinho.
Técnico: Sérgio Soares
CONFIRA ABAIXO OS ÚLTIMOS CAMPEÕES PAULISTAS.
2001:
Campeão: Corinthians
Vice: Botafogo
2002*:
Campeão: Ituano
Vice: União São João De Araras
2003:
Campeão: Corinthians
Vice: São Paulo
2004:
Campeão: São Caetano
Vice: Paulista
2005:
Campeão: São Paulo
Vice: Corinthians
2006:
Campeão: Santos
Vice: São Paulo
2007:
Campeão: Santos
Vice: São Caetano
2008:
Campeão: Palmeiras
Vice: Ponte Preta
2009:
Campeão: Corinthians**
Vice: Santos
2010:
Campeão: Santos
Vice: Santo André
GALERIA DE TÍTULOS:
Corinthians (26 Títulos)
Palmeiras (22 títulos)
São Paulo (21*** Títulos)
Santos (18 Títulos)
Paulistano (11 Títulos)
Clube Atlético São Paulo (04 Títulos)
AA das Palmeiras (03 Títulos)
Portuguesa de Desportos (03 Títulos)
Gêrmania Americano, Internacional e São Bento (02 Títulos)
Internacional de Limeira, Bragantino, Ituano e São Caetano (01 Título)
*Neste ano foi disputado o "Supercampeonato Paulista" Vencido pelo São Paulo em final contra o Ituano campeão paulista de futebol.
**Neste ano o Corinthians venceu o campeonato de forma invicta.
***Conta entre os títulos do São Paulo um título do São Paulo Da Floresta de 1931.
FOTOS: Marcelo Ferrelli (Gazeta Press/ge.net)
Pois é, todos esperavam um jogo fácil pro Santos, mas o Santo André novamente surpreendeu a todos. Só não contavam com um Ganso pra atrapalhar bastante! Parabéns ao Santos Futebol Clube e #DungaConvocaOGanso http://migre.me/Ahpj
ResponderExcluirPor isso sou contra levar a vantagem da primeira fase do campeonato para a fase final. Nunca mais teremos a emoção da disputa por penaltis? E a falta de garra dos times que estão em vantagem e se aproveitam disso pq sabem que basta jogar em cima de um resultado previamente determinado. O futebol é uma caixinha de surpresas mesmo, das mais desagradáveis...
ResponderExcluirpassaram a mão no Santo Andre
ResponderExcluirMais que merecido, o Santos fez e muito por merecer, o futebol agradece, Santos sempre Santos!
ResponderExcluirEu não falaria que o Santo André merecia o título, porque por causa de tantas vítorias que o Santos fez no Campeonato, seria meio injusto se ele perdesse não. Santos, ganhou merecidamente, sem esqueser que estavam jogando com quase 6 jogadores.
ResponderExcluirFoi um jogo tensooo.. mas acho q o santo andre apelo ... alguns do santos tmb.. MAS SANTOS MERECEU O TITULO!
ResponderExcluirAchei muito digno o meu santos ter levado a taça.
ResponderExcluirPelo o desempenho durante toda a temporada,seria uma injustiça se o Santos nao saísse vencedor.
Melhor desempenho na 1ª fase do Paulistão, com 47 pontos,Melhor ataque..
e sem falar que Dorival Júnior demonstrou maturidade no comando do peixe.
-> vitória do futebol bonito.
e vai da nois na copa do brasil, que venha o Atlético-MG(Quarta-feira(05/05), às 21h50)
T.J.S
Meu glorioso Alvinegro praiano.
18º título Paulista.
NEYMAR E PH GANSO NA SELEÇÃO.
Permita-me corrigir: Em momento algum houve a anulação de gol 'legítimo', visto que, o apito de impedimento ocorreu bem antes do cruzamento que resultou no gol. Se a bola entrou ou não, pouco importa, porque o jogo já havia sido paralisado.
ResponderExcluirSim, Ricardo você tem razão, foi colocado de forma errada. Porém isto não muda o contexto, o erro pode ter sido crucial. Obrigado!
ResponderExcluirTodos os torcedores esperavam um jogo fácil!
ResponderExcluirParabéns Santo André, mas Deus é Santista! HAHA
Diferentemente da maioria, eu acreditei sempre na vitória do Santos, mas não que seria fácil. De resto, você falou bem.
ResponderExcluirSim, é verdade, como o Ricardo disse, se o juíz não tivesse apitado logo na hora do cruzamento, sera que o zagueiro do Santos não tiraria a bola?
ResponderExcluirNão foi uma final de campeonato mto boa!
ResponderExcluirO Santos não mereceu levar o caneco se considerarmos os dois ultimos jogos...
Ricardo...
Tava 0,96m na primeira possibilidade de impedimento e 1,07m na segunda...
Não tem desculpa dessa vez.
O santos fez uma ótima campanha durante todo o campeonato, mas o Santo André surpreendeu a todos a mostrar-se como "time grande" dentro de campo a ponto de assustar o tal dito "santástico".
ResponderExcluirDurante todo o campeonato as duas equipes se mostraram muito bem, pena que a imprensa só mostrou o desempenho da equipe do Santos.
Mas MINHA opinião: Pelos dois jogos da final o título de campeão merecidamente teria que ficar com o "Ramalhão", jogou muito bem e mostrou muita garra!
Discordo com você, Melissa. O Santos que ganhou na garra, no sufoco, principalmente no último jogo, e mesmo sendo santista tenho que admitir que o Santo André jogou mais inteligentemente que o Santos, ao contrário do que você disse.
ResponderExcluirQuanto à arbitragem só falam desse gol impedido, mas e os penaltis que o Neymar sofreu??? Se ele exagerou ou não, não muda o fato de que ocorreram. Sem falar que, se um jogador do Santos falasse um A era cartão, o Santo André batia pra caralho nos jogadores e no máximo era falta.
ResponderExcluirO Santo André jogou bem, mas principalmente graças a dica do Luxemburgo que antes de enfrentar o time pela Copa do Brasil, foi muito esperto e viu e falou pra todos que a zaga do Santos é muito lenta. O time só fez a lição de casa, atacou e contra-atacou o Santos.
Porém o campeonato não é feito por apenas um jogo e não havia nenhum outro time que merecesse mais que o Santos ficar com a taça! Teve o futebol mais lindo não só do Paulista como do Brasil, sem falar que 100 gols na temporada.
E pode chorar a gambazada, a porcada e a bambizada, pq o caneco é nossoooooo!!!!!!
o Santo André jogou mais que o Santos, Santo André fez os gols que davam o titulo mas com a ajuda do juiz infelizmente o Santos foi o campeão injusto da 2010..... o Paulistão ja foi melhor.... Santos nunca mereceu esse titulo
ResponderExcluirE mais uma vez, um juiz e seus auxiliares mostraram o estado deplorável em que está a arbitragem brasileira, é praticamente impossivel uma rodada, de qualquer campeonato que seja, sem erros grotescos da arbitragem, desfavorecendo um, ou ambos os times, e estragando a beleza dos jogos.
ResponderExcluirAlguem aqui tem dúvida de que, se o juiz fizesse o trabalho dele direito, o jogo teria corrido normalmente??
Mas tirando os desméritos da arbitragem, o Santo André jogou melhor nos dois jogos, não tenho dúvidas, mas acabou não resistindo aos talentos individuais do Santos que fizeram a diferença.. o que o Ganso jogou valeu por uns 5 jogadores...
opinião de um santista.. :)
@mateuscarnelose
Cadê que o penúltimo anônimo mostra as caras? Ah, já sei, é são-paulino (bambi) já que não é homem nem pra postar uma asneira dessa indentificado.
ResponderExcluirGalera, to adorando todo esse debate aqui. Futebol é assim mesmo um acham uma coisa, outros acham outra, só peço a vocês que não troquem ofensas de baixo calão para que possamos continuar esse debate temoroso que aqui está.
ResponderExcluirA colocação do Jardel NÃO é considerada ofensiva pelo BLOG, uma vez que Bambi é como os rivais chamam os são paulinos em SP para quem não conhece o fato.
Saiu a lista da seleção do campeonato!
ResponderExcluirO melho lateral esquerdo foi o Roberto Carlos...
Vergonha!
O Santos se apenou nos últimos quatro jogos (Sto Andre, Guarani, Atlético MG e Sto Andre). Pra mim, perdeu todos, inclusive a primeira final quando no placar fez 3 x 2 a favor. Mas, vitória no campeonato é o que será escrito no história. Depois da ressaca breve do campeão paulista, o time voltou a ser o que foi até então e passou fácil pelo Atlético e agora está na semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio. Amanhã, quarta, o bicho vai pegar. Ainda bem que mesmo sem Neymar Dorival aprendeu a lição. O Santos vai com três atacantes para o Olímpico. Qeum viver verá...
ResponderExcluir