Estádio Do Pacaembú HojeDia 27 de abril de 1940, o presidente da república Getúlio Vargas estava presente e foi recebido por vaias paulistanas porque não era bem visto. Além dele estava presente o prefeito Prestes Maia, Inaugurava-se assim esse monstro gigante do nosso futebol, o estádio Paulo Machado de Carvalho, nome do "marechal da vitória" chefe da delegação Brasileira posteriormente nas copas de 1958 e 1962.
Um dia depois, o estádio teve suas primeiras partidas com os maiores clubes da cidade a convite da prefeitura de São Paulo. Na Primeira, o Palestra Itália (Palmeiras) enfrentou o Coritiba. Enquanto na segunda o Corinthians (que viria anos depois ser o time mais fiel ao estádio) enfrentou o Atlético Mineiro.
Uma das mais belas obras da época o estádio tinha em um dos seus lados (entrada pela rua Passaláqua) uma concha acústica, que veio a ser extinta no governo de Paulo Maluf, no lugar da mesma foi construído o Tobogã, uma espécie de arquibancada extra ao estádio onde cabem 10.000 pessoas, o que aumentaria na época a capacidade do estádio para 70.000 pessoas. Hoje com todas as reformas tanto do estádio quanto das leis e estatutos a capacidade máximado estádio é de 37.952 pessoas de acordo com o CNEF (Cadastro Nacional dos Estádios de Futebol) editado pela CBF em 15 de Setembro de 2009.
Estádio Ainda Na Época Da Concha (Ao Fundo)O charmoso estádio situado na praça Charles Müller, bairro do pacaembú ganhou um presente em 2008, em seu interior foi construído o Museu do Futebol, uma homenagem justíssima a cidade por onde o esporte bretão foi introduzido no país através de Charles Müller, descendente de ingleses e escoceses que nomeia a praça em frente ao estádio.
Museu do Futebol Inaugurado em 2008Entre as histórias e as perguntas que podem surgir sobre o estádio podemos destacar a maior goleada já vista dentro dele, que aconteceuem 1945 quando a equipe do São Paulo venceu o Jabaquara da cidade de Santos pelo largo placar de 12 x 01. E se nós restringirmos a pesquisa a goleadas em clássicos a história fica mais recente, pois no dia 06 de Novembro de 2005, a equipe do Corinthians goleou sonoramente a equipe do Santos pelo placar de 7 x 1, jogo este que eu estava láe me lembro ainda como se fosse ontem de todos os detalhes.
O Corinthians como já dito acima, é a equipe mais fiel ao estádio, a que mais se utilizou dos serviços e das alegrias que este gigante pode nos oferecer. A torcida corinthiana tem o Pacaembú como a sua casa, ua vez que o estádio oficial do Clube Alfredo Schürig não tem capacidade de receber jogos oficiais.
Além das disputas de futebol profissional, o Estádio do Pacaembu é palco tradicional das decisões da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que é organizada pela Federação Paulista de Futebol e é o principal torneio da categoria no Brasil. Disputada desde 1969, a competição acontece tradicionalmente no início de cada ano (em algumas edições, o torneio foi realizado no mês de dezembro do ano anterior), de modo que a final seja disputada, preferencialmente, no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.
O estádio do Pacaembú teve também a honra de receber algumas partidas da copa de 1950 disputada no Brasil, traduzindo assim a sua importancia como um dos mais belos e bem estruturados estádios da época. Abaixo vc confere as datas e os jogos que foram disputados no estádio:
25/06/1950 - Suécia 3 x 2 Itália
28/06/1950 - Brasil 2 x 2 Suiça
02/07/1950 - Itália 2 x 0 Paraguai
13/07/1950 - Uruguai 3 x 2 Suécia
16/07/1950 - Suécia 3 x 1 Espanha
Além destes jogos pela Copa do mundo em 1950 outro evento que deve se destacar do estádio foi o Panamericano em 1963 que teve a cidade deSão Paulo como sede. O estádio do Pacaembú foi palco da cerimônia de abertura e das finais de futebol e atletismo e posteriormente da festa de encerramento do evento.
Ainda mais abaixo você vai poder acompanhar algumas das partidas mais importantes da história do estádio que tão tanto brilho e glamour a este gigante do nosso futebol. Veja:
31/07/2002 - Final da Libertadores
São Caetano 1 (2) x 2 (4) Olimpia-PAR
Olímpia Campeão Continental
15/12/1994 - 1º Jogo da Final do Brasileiro
Corinthians 1 x 3 Palmeiras
18/12/1994 - 2º Jogo da Final do Brasileiro
Palmeiras 1 x 1 Corinthians
Palmeiras Campeão Nacional
17/12/1995 - Final do Brasileiro
Santos 1 x 1 Botafogo-RJ
Botafogo Campeão Brasileiro
28/12/1960 - Final da Taça Brasil
Palmeiras 8 x 2 Fortaleza
Palmeiras Campeão Nacional
06/02/1955 - Final Taça IV Centenário
Corinthians 1 x 1 Palmeiras
Corinthians Campeão Paulista
03/05/2009 - Final do Campeonato Paulista
Corinthians 1 x 1 Santos
Corinthians Campeão Paulista Invicto (Fato não visto a 71 anos)
Além de toda essa história que acabamos de acompanhar, o estádio do Pacaembú está sediando atualmente a final do campeonato paulista de futebol entre Santos e Santo André e verá mais uma vez uma equipe sagrar-se campeã do Torneio. Além disso a equipe do Corinthians que está em confronto com o Flamengo-RJ pela Taça Libertadores está mandando os seus jogos no estádio.
Todos estes fatos só fazem inchar cada vez mais e mais a história deste que é sem dúvidas um dos estádios mais belos de todo o Brasil, pelo seu charme e por toda a história que ostenta.
PARABÉNS PACAEMBÚ PELOS SEUS 70 ANOS DE GLÓRIAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário