
O campeonato brasileiro vem chegando a sua paralização devido a copa do mundo, e todos os clubes tem um ideal. Alcançar a ponta do campeonato. De todos os 20 clubes que disputam o campeonato apenas o Corinhians (atual líder) e o Ceará tem chances de conseguir tal façanha. Mas, a briga não deve terminar por ai, e o que veremos após a copa promete ser um dos mais emocionantes campeonatos brasileiros de todos os últimos anos.
Com 16 pontos o Corinthians desponta na liderança e aparece como atual melhor clube do Brasil, alvo de todosos outros comotime a ser batido, com 5 vitórias e 1 empate a equipe do parque São Jorge tem dois pontos de vantafem para o vice líder, 4 para o terceiro e nada menos que 7 pontos para o quarto colocado e último time do G4. Pode parecer só um início de campeonato, mas a verdade é que se levarmos a ferro e fogo a ascensão do clube e ignorarmoso fator derrota, somente Ceará e Fluminense dependeriam só de suas forças para serem campeões. Uma vez que o Flamengo que é o quarto colocado tem 9 pontos, e se descontarmos os dois confrontos diretos contra o Corinthians tiraria apenas 6 dos 7 de vantagem, o que o colocaria a um ponto do timão.
O Ceará mesmo merecendo todo o respeito a sua tradição e sua ótima campanha neste ano, não deve durar muito tempo nesta luta, tendo em vista que nos pultimos campeonatos já tivemos começos sensacionais de clubes como ele (Avaí 2009 e Goiás 2008). Mas a pressãodo campeonato é grande e a duração exige um elenco muito forte, o vovô deve começar a perder posições após o retorno.
O Fluminense, ou se preferir como alguns torcedores já chamam, Fluricy, quer terminar bem essa primeira parte do campeonato para tentar voltar o mais próximo possível do líder Corinthians. Pois se contar com derrotas dos alvinegros e vencer o seu jogo, o Flusão pode voltar da copa na vice liderança a um ponto do Corinhians e entrar de vez na briga pelo título do nacional que já não vem a 25 anos.
O Flamengo encontra-se na mesma situação de Santos, Cruzeiro e Guarani, todos eles com 9 pontos. Para brigar por um possível título, esse clubes precisam vencer os seus jogos neste fim de semana, pois uma derrota deles no caso de vitória do Corinthians vão os deixar a 10 pontos da liderança faltando 31 rodadas para o fim do campeonato, o que seria enste caso uma bela vantagem, e à não ser que a bruxa que assombrou o Palmeiras no ano passado resolva aparecer no pq São Jorge, praticamente impossível de se recuperar.
Botafogo, Avaí, Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Grêmio-SP tem situação semelhante, umacombinação de resultados pode ajudar e muito esses clubes que com oito pontos na tabela podem ir a 11 neste fim de semana e em uma combinação fenomenal de resultados podem terminar a rodada na quarta posição, chegando assim ao G4 antes da paralisação, vale lembrar que para que isso aconteça os 4 times com 9 pontos precisam perder ou empatar seus jogos e estes a cá vencê-los o que torna a situação quase impossível, mas matemáticamente, ainda dá.
Goiás e Atlético-PR já tem situação mais complicada com 7 pontos, apesar das vitórias que aliviaram um pouco a barra dos clubes os dois ocupam respactivamente 14º e 15º lugares, essa posição na tabela é ao mesmo tempo confortante e desesperadora, pois uma vitória pode colokar os clubes bem posicionados entre os 10 primeiros, porém, uma derrora podem deixá-los na zona vermelha, be, p´roximos da lanterna.
Internacional e Atlético-MG passam por um péssimo momento, o Colorado escapa da zona de rebaixamento nos critérios de desempate, pois os dois com 6 pontos estão em situação delicada, porém, devem se recuperar facilmente da posição incomoda com o decorrer do campeonato. Entre os dois o caso que mais preocupa é o do Inter, que precisa ainda disputar a Libertadores depois da copa, enquanto o Galo vai dedicar-se ao brasileirão.
Vitória e Vasco com 5 pontos estão em uma zona perigosa na zona ro rebaixamento, e caso não consigam respirar antes da parada do campeonato, os dois clubes terão muitos problemas na volta do campeonato, onde a disputa deve se acirrar de verdade e estas duas equipes podem pagar caro pelo mal início. O destaque aqui, fica por conta do Vasco que acabou de voltar da segundona, e se não abrir o olho e jogar futebol, vai voltar para lá.
O Atlético-GO é o último colocado com apenas um ponto, o fraco time de Goiás não me parece ter a mesma força que teve na Copa do Brasil, e parece fadado ao rebaixamento já neste início. Para escapar disso o Dragão tem que irremediávelmente começar a ganhar seus jogos ao menos em casa. Caso contrário o que veremos depois da copa é um massacre ao simpético time goiano.
O Campeonato Brasileiro tem neste fim de semana a sua última rodada antes da paralisação para a copa do mundo, e agora que você já conferiu a situação do seu clube, confira o confronto dele nesta rodada a analise você mesmo como ele pode parar. Estar bem colocado nesta paralisação não só pode, como deve deixar os clubes em uma zona de conforto que servirá e muito para a volta da disputa depois da copa. Quem perder pode acabar dando adeus a disputa do título, ou até mesmo pior que isso, pode dar adeus a série A.
Jogos deste fim de semana:

Tabela: Globo.com
No geral, os times e as torcidas já começaram o Campeonato esperando a parada...Com raras e boas exceções os jogos foram modorrentos e sem brilho, espera-se com a volta a vinda de reforços e jogos muito melhores. Aposto num dos melhores brasileiros dos últimos anos...
ResponderExcluirPreferia que fosse o São Paulo na liderança, mas pelo visto ser o florinthians, temos que aproveitar esse "pit stop" pra organizar e voltar com gáz total!
ResponderExcluirNem me fala,só quero ver meu Grêmio amanhã contra o São Paulo...contamos 14 jogadores lesionados.Esse parada da Copa,apesar de geralmente não gostar,é mais do que necessária para a gente agora.
ResponderExcluirAcho que esta previsão de parada deixou todo mundo meio "lerdo" nesse início de campeonato. Os times ainda não entraram com força total. Depois da copa é que veremos à vera, quem é quem. O internacional, meu time, entrou bem meia boca, mas no retorno virá com técnico novo e se Deus quiser, com gás novo também.
ResponderExcluir