quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Chegou a Nova Era!

Quase um mês de atraso, mas, ontem os brasileiros puderam ver a seleção brasileira que deveria ter disputado a Copa do Mundo de 2010. Com Mano Menezes no banco e jogadores como Neymar, Pato, Ganso e cia, o que vimos foi uma seleção jogando aquele futebol arte que todos nós temos referencia quando o assunto é a camisa amarelinha. Mano, ao contrário do que fazia no Corinthians até pouco tempo, escalou uma seleção ofensiva, armada para dar trabalho aos Estados Unidos, que há muito tempo não são mais iniciantes no futebol, e não uma escalação para se segurar como viamos no clube paulista, resultado, Brasil 2 x 0 com gols do estreante Neymar e de Pato. Mano também aproveitou o jogo para testar outros jogadores que resolveu levar ao amistoso, já fazendo alguns testes dentre os vários que deve ter até a Copa de 2014 no Brasil.


Claro que é muito cedo para comemorar quelquer resultado ou qualquer coisa relativa a seleção e seu desenvolvimento, mas, também é óbvio que o fim da era Dunga não vai deixar saudade alguma, pois por pior que possa ser o reinado de Mano Menezes, não será tão fraco quanto foi o de Dunga, e isso se percebe sim com apenas um jogo. Durante alguns minutos do jogo cheguei a me perguntar o que Dunga estaria assistindo de sua casa no Rio Grande do Sul, a novela para relaxar, ou o jogo para passar raiva e ver os inúmeros pontos onde ele errou ao convocar certos jogadores para a Copa do mundo de 2010 e ver o seu barco afundar. Ao final do jogo, indagado sobre o que sentiu Neymar disse: "Sensação de alivio, aquele temor de primeiro jogo, mas, depois que a bola rola tudo fica sossegado". Ganso perguntado sobre se já pensa na Copa América disse que seleção é uma crescente, e que tem que pensar jogo a jogoe não lá na frente, mostrando uma maturidade anormal para a sua idade, e esse tem futuro na seleção, joga por música.

A seleção Brasileira em nova fase estreou, Donavan e Bocanegra, astros daseleção americana que me desculpem, mas, perto dos selecionáveis de Mano, o futebol deles ficou pequenino, quase inexistente. Parabéns Mano Menezes, o começo do seu reinado não poderia ter melhores jogadores, nem melhor resultado, e são de vitórias assim que o Brasil precisa.


FICHA TÉCNICA
ESTADOS UNIDOS 0 X 2 BRASIL


Local: Estádio New Meadowlands, em Nova Jersey (EUA)
Data: 10 de agosto de 2010, terça-feira
Horário: 21h11 (de Brasília)
Árbitro: Silviu Petrescu (Canadá)
Assistentes: Joe Fletcher e Daniel Belleau (ambos do Canadá)
Cartões Amarelos: David Luiz (Brasil)

GOLS: Brasil: Neymar, aos 28 minutos do primeiro tempo, e Alexandre Pato, aos 47

ESTADOS UNIDOS: Howard (Brad Guzan); Spector, González, Bocanegra (Goodson) e Bornstein; Feilhaber (Altidore), Edu, Bradley e Bedoya (Gomez); Donovan (Findley) e Buddle (Kljestan)
Técnico: Bob Bradley

BRASIL: Victor; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas, Ramires (Hernanes) e Ganso (Jucilei); Robinho (Diego Tardelli), Neymar (Ederson) (Carlos Eduardo) e Alexandre Pato (André)
Técnico: Mano Menezes

7 comentários:

  1. Nada de mais... quero ver na hora H o tal Robinho nas olimpiadas de não fez nada.... isso sim e que devemos focar agora 2012 em Londres... quero ver lá quando tiver uma seleção boa... este jogo de ontem não é parâmentro para poder algo.

    Muito cedo, vamos ver os proximos jogos... e se este futebol arte e alegre se mantem....

    O Pato sim demonstrou que já é um jogador com experiente... boa atuação... alguns outros apenas sorte...

    ResponderExcluir
  2. Ainda acho cedo pra foguetório, mas é óbvio que a filosofia da galinha e do porco do Mano parece muito melhor do que a da força expedicionária do Dunga.

    ResponderExcluir
  3. Eu particularmente gostei e acho que a seleção só tende a evoluir com as tais renovações, pois o Brasil tem uma garotada mto boa, a qual o Dunga não soube aproveitar..

    ResponderExcluir
  4. Diferente do que fazia no Corinthians? Ele foi campeão do Paulista e da Copa do Brasil jogando no 4-3-3!

    ResponderExcluir
  5. A mudança está aí, é factível e sustentável. Talento os garotos tem, de sobra.

    Confiança? Não decepcionaram nesse comecinho de caminhada, e só tendem a melhorar com o passar do tempo. A filosofia da Galinha e do Porco lembrada pela Tuka aí acima também é válida e, particularmente, espero que se sustente.

    É cedo? É, claro! Só tivemos uma pequena amostra. Mas, convenhamos, não reavivou a esperança de vocês? Bem, a minha sim. Ontem senti orgulho de vestir a amarelinha novamente. Hoje ela tomou espaço do meu uniforme de trabalho.

    Olimpíadas e Copa 2014? Importantíssimas, sem dúvida, mas não se esqueçam que no ano que vem já temos compromisso. Teremos que chutar o traseiro dos argentinos jogando em casa na Copa América.

    Portanto, cada vitória dessa jovem equipe merece sim muita, mas MUITA comemoração mesmo. Eles brilharam, empolgaram, inspiraram, alegraram... e ainda ganharam!

    Prof. Mano já declarou que vai continuar seu trabalho a partir dessa escalação inicial. Bem, que ótimo! Muita sorte para ele e para a garotada. Continuo torcendo muito! Para a Seleção, para o meu Mengão, e para os Meninos da Vila.

    #SRN
    @VMoizinho

    ResponderExcluir
  6. O Brasil jogou muito bem. O meninos do Santos + os outros meninos estreiantes não "tremeram" como muitos imaginavam. Foi muito agradável ver o jeito solto do Brasil jogar. Mano Menezes é mesmo "O CARA"!!!
    É cedo para fazermos aa avaliação mais deu pra perceber que o time brilhou e que vai brilhar ainda mais.
    PS: Colocaria nesse time o Juan,Júlio César e Maicon.Ficaria PERFEITO!!!!

    ResponderExcluir
  7. A atuação do Brasil, foi excelente. Bem diferente do que foi na Copa. É o que os brasileiros estavam esperando: Um futebol bonito e irreverente. Neymar, Ganso, Pato, todos muito bem no jogo. Valeu a pena a mudança. Chegou a era Mano. Agora é confiar pra que tudo dê certo em 2014, e que mais um técnico seja despedido do comando da Seleção.

    ResponderExcluir