terça-feira, 18 de maio de 2010

Palmeiras, Uma Panela de Pressão no Fogo Há 10 Anos.




Uma crise está sobre o Parque Antárctica, nada parece dar certo lá, nada parece ter sentido, nada parece ser sério. Mas esata história não começa hoje, mas, começa sim no longínquo 16 de junho de 1999. O palmeiras vencia o Deportivo Cali por 2 x 1 no Palestra Itália, resultado insuficiente que levou a disputa para os penaltis. Na disputa deu verdão 4 x 3, o Palmeiras conquistava a américa, era campeão do torneio mais desejado na américa do sul. E assim o Palmeiras fechava uma década de glórias com dois títulos brasileiros, paulistas, Copa do Brasil e enfim a libertadores. Mas, como eu disse fechava, o que vinha dali pra frente era surpresa.

Jogadores comemoram o título da Libertadores em 1999.



30/11/1999 o Palmeiras disputaria o antigo mundial interclubes, o famoso torneio, sonhos de qualquer clube do mundo, de frente com ele, Manchester United, os diabos vermelhos da Inglaterra. No placar final, Manchester 1 x 0, acabava ali o sonho palmeirense de enfim dominar o mundo. Mas não era só isso, ali estava acabando uma aliança vitoriosa de anos, rumores de que começava-se a desfazer a parceria entre Palmeiras e Parmalat rondava o clube, mas, isto ainda não era o pior.

Foto da disputa do mundiam em 1999 contra o Manchester United.



Vários jogadores ainda começariam a deixar o clube, em 2000 o Palmeiras ainda eliminou o Corinthians (seu maior rival) novamente um ano depois da libertadores, mas, foi derrotado na final pelo gigante argentino Boca Juniors,e assim a nuvem negra começava a pairar sobre os lados alviverdes. Em 2001 o primeiro ano apagado do clube que assistiu a final do campeonato estadual entre Corinthians x Botafogo e do Nacional entre Atlético Paranaense x São Caetano.

Em 2002, nada de grandes vitórias ou títulos e pior, em um campeonato brasileiro disputado com fraquesa, o Palmeiras sucumbiu diante do vitória e foi rebaixado a segunda divisão do futebol nacional. O clube virou chacota nas mãos dos rivais que estavam em boa fase e ainda decidiram o campeonato brasileiro daquele mesmo ano. Em 2003 um ano apagado onde o palmeiras disputou a série B e voltou como "campeão" a série A em 2003.

O que vem a seguir são 5 anos ainda apagados, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007. Algumas disputas de libertadores fracassadas nestes anos, eliminações para clubes pequenos na copa do Brasil, e fracassos atrás de fracassos em brasileiros. Aliás, a maior comemoração da torcida alviverde nestes cinco anos ditos anteriormente foi apenas o rebaixamento do clube rival Corinthians a série B em 2007.

Em 2008, o Palmeiras conquistou o título paulista, e parecia terum novo ídolo, Valdívia, "el mago", mas isso durou pouco, apenas uma temporada, e ele se foi. Em 2009 as esperanças se renovaram para um possível bi paulista, mas, as esperanças sucumbiram nas semi-finais, quando o Palmeiras foi eliminado pelo Santos em jogos truncados. Depois disso especulações e espetáculos pífios de um clube grande que se apequinou ao passar de 10 anos. Uma atuação catastrófica no brasileirão, onde o Palmeiras teve o título nas mãos faltando algumas rodadas para o fim do campeonato quando de repente veio despencando tabela abaixo, e acabou na última rodada sendo excluso da zona da libertadores pelo Cruzeiro.

Valdívia foi embora e deixou muitas saudades e esperanças so Palmeiras.



Brigas dentro de campo onde jogadores se estapearam na frente da torcida e da mídia, declaraçõs infelizes dos jogadores do clube a imprensa, mais e mais fracassos nos campeonatos disputados. A torcida que canta e vibra, hoje já não tem mais paciência com o clube, e esta semana já em 2010 o que vemos é mais uma história triste dentro do clube da Barra Funda, mais uma vez, rumores de agressões entre membros da academia, dessa vez, seria Antonio Carlos que irritado com um atraso do Jogador Robert teria agredido o jogador em uma discussão ainda no Rio de Janeiro após o vergonhoso jogo contra o Vasco que passa por uma fase parecida com a da esquipe alvi-verde. Pior do que isso, é a notícia que circula pelas mídias de internet. No twitter, dizem que Milton Neves (Bendeirantes) teria dado um furo jornalístico, ao liberar que Zago saiu chorando da festa da Traffic por ter sido demitido da equipe alviverde. Se isso se concretizar e o Palmeiras seguir a mesma linha dos últimos anos, Robert também deve deixar o clube.

É dada como certa pela mídia a demissão de Zago.



Os dois se somariam a Diego Souza que humilhado pela torcida também deixará o clube, as especulações são várias, até mesmo que Felipão (Téc. Palmeiras 99) estaria certo e apalavrado com o clube alviverde, mas, por enquanto não passa de especulações, e especulação parece estar lado a lado com o palmeiras nestes 10 anos. Um clube grande e tradicional de São Paulo que sucumbiu a uma diretoria podre que não está interessada de verdade com o futebol do clube. São 10 anos que a torcida tem passado vergonha e a paciência está se acabando, tudo muda e nada muda. As pessoas que fazem isso com o Palmeiras deveriam ter respeito com um passado de títulos e glórias que essa camisa tem. Abram bem os olhos, se continuar dessa forma, o que vamos ver são cenas cada vez piores dessa história que está se esvairindo diante da incompetência de muitos!

Alguma coisa está errada e ainda continua lá, que fique claro que todos que tem sido humilhados e dispensados pela diretoria tem dado certo em outros clubes: Love, Cecílio e Obina são exemplos claros disso, alguém precisa se mover.



Seja entrevistado como torcedor símbolo do seu clube, veja como:
http://debatemosfutebol.blogspot.com/2010/05/debatendo-entrevista.html

10 comentários:

  1. Enquanto não houver um desmanche, vai ser difícil o Palmeiras voutar as antigas #FATO

    ResponderExcluir
  2. Falta seriedade no comando do Palmeiras. Com tantos conselheiros e aspones, e um fraquíssimo trabalho de categorias de base, o Palmeiras precisa de uma gestão profissional e um projeto de longo prazo. Analisar as carências do grupo partindo de uma política de futebol e não por caprichos de treinadores. O Palmeiras hoje é desesperadamente carente de atacantes e zagueiros por pura e absoluta falta de planejamento. E isto é apenas uma avaliação sumária, sem pensar muito. Os problemas são profundos.

    ResponderExcluir
  3. na verdd...o verdao tah precisando e reformular td a diretoria...pois desta maneira naum tah indo...e qm perde, somente os torcedores....beluzzo pode ateh continuar, mas o cipullo jah deu o q tinha q dar....#foracipullo antes q o verdao baixe as portas....@rpalmeirense

    ResponderExcluir
  4. Mto triste essa fase q o Palmeiras está passando. Como na vida, no Futebol deveria ser assim: tudo é passageiro. EuAcho!

    ResponderExcluir
  5. Palmeiras precisa reformular tudo... a começar com um homem forte do futebol ligado ao passado glorioso. Haviam ventilado que o Cesar Sampaio ia fazer esse trampo mas até hoje nada.

    Se Felipão vir talvez venha o Antonio Lopes pra fazer essa função, como é homem de confiança do Felipão beleza mas eu ainda queria um cara com história no clube. Mas ainda não crieo que Felipão venha espero que venha.
    Pra mim eu desmancharia essa equipe inteira e só deixaria Marcos, Pierre e Vitor.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que o Junior disse, enqto não fizer um desmanche e mandar todo mundo que não quer jogar embora, o time não vai pra frente. Concordo com a lista tb, Marcos e Pierre são os unicos q dão tudo pelo time, e acho q acresceria o nome do Lincoln, tem jogado mais q os outros.

    Bom, e se o Neto estiver certo, e dessa vez espero que esteja, o Felipão ta no palmeiras!!

    ResponderExcluir
  7. realmente é lamentável. torcedores ja perderam a fé e mudanças precisam ser feitas o mais rápido possível. dentre elas contratações no ataque, e no meio campo, e é claro o Felipão devolta daria novos ares ao Palestra!

    ResponderExcluir
  8. realmente é dificil entender oque acontece no palmeiras, praticamente o mesmo time que conseguiu ser lider por muitas rodadas no brasileiro passado, agora já não consegue fazer um jogo de futebol assistivel!
    deve existir alguma coisa errado por debaixo dos panos, não é possivel que nada de certo nunca!

    ResponderExcluir
  9. O que está acontecendo com o palmeiras é inaceitável, diretoria sem rumo, perdida, só tomando decisões que geram prejuízo ao clube,
    contratações amadoras e pouco eficientes. Se o Beluzzo gostar mesmo da SEP, deve sair pelas portas dos fundos e só ir assistir aos jogos
    no estádio comprando seus ingressos. A administração não conseguiu fazer nada e nem vai fazer nada e nem deixar nada, infelizmente, era uma boa
    promessa que não vingou. Paciência e vamos correr contra o tempo que a série-B está ficando cada vez mais próxima.

    ResponderExcluir
  10. Boa matéria...

    Falta seriedade no comando e nos atletas. Está montado um circo no Palestra Itália...

    Um forte abraço,

    Douglas Nacif.

    ResponderExcluir