terça-feira, 15 de junho de 2010

Cala Boca Galvão No Topo Do Mundo

Quinta-feira dia 10 de junho de 2010, este foi o dia da abertura da copa do mundo, e dia também que Galvão Bueno, locutor da rede Globo de televisão falou ininterruptamente até que os brasileiros se irritassem e começassem a pedir para que o narrador se calasse na rede de microblogs tão conhecida por todos nós Twitter. Os pedidos foram tantos que o seguimento "CALA BOCA GALVAO" entrou nos "Trending Topics Brazil" da rede, que nada mais é que os assuntos mais tuitados nos últimos minutos no país. Os brasileiros começaram a entrar na onda e digitar e retuitar cada vez mais o assunto fazendo o mesmo entrar no "Trending Topics World" que são os assuntos mais comentados no mundo nos últimos minutos. Não demorou muito para que os extrangeiros começassem a perguntar o que era o tão aclamado CALA BOCA GALVAO, então os brasileiros começaram a dar várias explicações, algumas corretas e outra nem tanto. Muitos começaram a dizer coisas fictícias afim de que o movimento ganhasse força no mundo todo, e assim aconteceu.

A explicação que ficou mais conhecida foi a de um pássaro que supostamente estaria em extinção no território nacional brasileiro, e que cada RT (Retweet) se converteria em $ 0,10 para uma doação para o instituto que lutaria contra a extinção do pássaro que foi denominado pelos brasileiros como "Galvão Institute". Em alguns tweets os brasileiros brincalhões diziam que esse instituto ajudava contra a caça dos pássaros que eram alvo de caça para a confecção de fantasias de carnaval. E se você acha que isso é pouco está completamente enganado, a brincadeira não parou no twitter. No site youtube há uma campanha em inglês perfeito rolando explicando a ação humanitária a favor do pássaro, no momento em que escrevia essa matéria já eram mais de 550.000 exibições do vídeo que deve ter várias cópias com usuários diferentes. Assistindo o vídeo você fica extremamente chocado com a narrativa e chega a acreditar que seja realmente verdade, acompanhe abaixo:



Entre outras histórias que não colaram, mas, que também foram supostas é que poderia se tratar de um novo hit da excêntrica cantora Lady Gaga. Porém a fraca qualidade da música e seus vídeos talvez não tenham sido o bastante para parecer a história real como vimos no anterior.O fato percorreu o mundo e chegou a ser relatado no blogsite do maior jornal americano "The New York Times" tamanha a repercussão do assunto como vocês podem observar na imagem abaixo:



No site de fatos e curiosidades mundiais WIKIPÉDIA também já se pode encontrar um artigo sobre a imensa piada interna. A Revista veja disse ainda que alguns globais saíram em defesa do narrador, e começaram a postar um movimento chamado "Free Galvão" para que os acessantes do site deixassem Galvão Bueno em paz, mas, é claro que o movimento não ganhou se quer nenhuma aderência ou importância no site de relacionamentos. O movimento ainda foi explicado no site de tecnologias MASHABLE que falou e explicou coisas sobre os 10 assuntos mais citados no twitter em relação a copa do mundo, onde o narrador encontra-se em 4º lugar.

O assunto rendeu e ainda rende muito pano para a manga, até o site do jornal carioca O GLOBO da empresa em que trabalha Galvão Bueno teve que se render ao movimento publicando uma matéria sobre o assunto que é notícia no mundo todo, deixando para trás a postura da emissora e seus veículos de comunicação de não publicarem ou comentarem sobre assuntos polêmicos envolvendo qualquer coisa relacionada à eles.

Ontem o jornal espanhol "El Pais" também publicou matéria em seu site explicando o ocorrido do que nós brasileiros estamos chamando de "maior piada interna do mundo" onde nós estamos rindo e muito diga-se de passagem dessa brincadeira saudável que está acontecendo e ganhando o mundo. Embora algumas pessoas digam que o sumiço do "Trending Topics" hoje a tarde tenha a ver com um possível processo da emissora contra a rede de relacionamentos, nada foi publicado em lugar algum em nenhum momento.



Além de tudo isso uma faixa foi filmada e vista pelo mundo todo na transmissão da copa ela TV sulamericana hoje a tarde, a Rede Globo supostamente teria pedido para que os agentes da FIFA retirassem a faixa do campo, fato também não confirmado mesmo que a faixa tenha sumido. A imagem ficou no ar por 2,3 segundos, mas, isso não foi nenhuma barreira para um torcedor que acabou gravando o jogo, pausando a imagem e lançando ela na internet, confira:



Claro, que Galvão Bueno não ficaria de fora da polêmica, sempre muito bem humorado o locutor falou sobre o assunto hoje com Tiago Leifert e a conversa deve ir ao ar em alguns minutos no programa noturno sobre a copa do mundo da emissora rede globo, assim como foi relatado no site da emmissora g1.com que deixou no ar um trecho da conversa onde Galvão Bueno apoiou o movimento, não se sabe até em que ponto sincero. Confira o vídeo que foi divulgado pela Globo:



A grande realidade é que Galvão é um ícone da televisão nacional que está dentro de nossas casas há muitos anos, e tem o carinho de muitos nós, hora ou outra exagerando em seus comentários acaba irritando alguns brasileiros, mas, de uma semana para cá ele deixou de ser uma celebridade nacional, se tornando agora uma estrela internacional com a tamanha repercussão do assunto.

24 comentários:

  1. Texto mt bem escrito! da pra entender bem esse movimento do Cala boca! uahuahau Parabéns!!!
    Ah e só pra registrar... CALA BOCA GALVÃO!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post... show de bola...

    @andreamante

    ResponderExcluir
  3. Ridículo! QUeremos a aposentadoria de Galvão Bueno...

    Mudemos então para a Band...

    ResponderExcluir
  4. Bom, juntou tudo que o jornal da globo falou e que rolou na net nos ultimos dias num post so. O lance é que, assim com a globo capitalizou a ideia do CALA A BOCA GALVÂO, parece ser aceito aqui.

    O grande lance da piada é: Galvao esta velho, ultrapassado e as pessoas nao aguentam mais ele, o fato dele estar na TV a muito tempo pode ser o culpado, ou entao o enorme monopolio da globo, e do proprio galvao, nos eventos esportivos passados no pais.

    O lance é, a Globo, como grande mestre em manipular informação, soube usar isso muito be ma seu favor. Normal isso...

    ResponderExcluir
  5. Isso, agora manda pra todos os babacas que estao falando que fooi a globo que inventou essa historia so pra maquiar o cala boca galvao... serio, o mais engraçado da piada inteira é que nem os brasileiros entenderam.

    ResponderExcluir
  6. Ótima matéria. Bem dividida, bem esquematizada, bem clara.
    Gostei do blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Muito Bem postado sobre o assunto haouhouihoAUEUheouHOEIHe e outra... o papinho do Galvão não convenceu muito não, ele tirou um pouco de lado a parte do CALABOCA e as besteiras frequentes que ele fala xD

    ResponderExcluir
  8. não sei como alguém pode gostar da Globo, depois de passar pelo que eu passei só tenho ódio dela, mas tudo bem, respeito sua opinião, só não vou seguir seu blog e talvez nunca mais volte, agradeço as iformações, pois ando ocupado, afastado da rede, de qualquer forma esse dito cujo o Galvão Bueno não fala de futebol, fala sim de política e cultura corporativa e das mais rançosas, medíocres e mesquinhas, e ainda mais, não acho que manipulação seja algo normal, informação é um direito, não um privilégio, de qualquer forma, repito, agradeço as informações, um abraço...

    ResponderExcluir
  9. A Globo não manipulou nada, minha gente, não dessa vez... a verdade é q o cala boca galvao só ganhou força mesmo por causa da piada dos Galvao Birds e de outras que se criaram em torno disso...

    ResponderExcluir
  10. Excelente o post... Realmente, melhor explicado que isso não o poderia ser ;]

    ResponderExcluir
  11. Mas é muito estranho os TT's terem sumido por tantas horas, não só os TT's como os tweets também bom enfim dizem que foi uma liminar da globo. Com relação ao suposto pedido da Globo para retirarem a faixa do estádio, eu não duvido, por q tava bem perto do campo e só foi filmada por fração de segundos depois que eu vi, fiquei doida p/ ver outra vez, prestava mais atenção nas filmagens da arquibancada do que no jogo em si, a única explicação p/ ela ter 'sumido' é ter sido retirada do estádio, por que certamente quem levou não iria 'esconde-lá'. Se eu mandar fazer uma faixa do CALA BOCA GALVAO e colocar na porta da minha casa, a globo vai mandar tirar também? Que dúvida! Infelizmente a matéria no G1 mostra uma visão bem distorcida do fato, a verdade está em El País, a globo como sempre tentou maquiar.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a materia Hugo, muito boa!

    Cara chato deveria narrar o jogo ao invés de ficar conversando e expondo suas teorias medíocres.

    ResponderExcluir
  13. Galvão é mesmo um ícone.
    A gente reclama dele mas não dá para assistir em outro canal.
    Excelente texto!!!
    Traduziu bem o que está sendo este fenômeno do CALA BOCA GALVÃO...

    ResponderExcluir
  14. parabens, muito bem explicado :D

    ResponderExcluir
  15. hahahahaha #BAND sempre, lá quero esse lazarento na minha casa ¬¬

    ResponderExcluir
  16. óóóóóóótimooo

    #CALABOCAGALVÃO e vamos q vamos arrecadando mtos dólares para a campanha!!!!

    auheuauheuhaea

    @lorenameneses

    ResponderExcluir
  17. Gol do Hugo! Mas que matéria excelente, imparcial, baseada em fatos...parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  18. deixa o Galvão falar.
    apesar q de vez em quando êle se empolga.
    Vai beber uma águagalvão.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. HUahahahaha XD
    Duvido que ele esteja apoiando! :P

    Mas a da faixa eu vi! XD

    RI MTO! XD

    ResponderExcluir
  20. Excelente texto! Isso sim é informação!
    E num tom de brincadeira, como este movimento deve sempre ser, eu grito:
    - CALA BOCA GALVÃO!

    ResponderExcluir
  21. Avh e só pra registrar... CALA BOCA GALVÃO! [2]

    ResponderExcluir
  22. Belo texto !!
    Quem não gosta de assistir o jogo com o Galvão, a Copa está sendo transmitida diariamente no Sportv, Band e ESPN. Opções não faltam... rsrs
    Pra mim Copa tem que ser com o Galvão pô !!

    e pra não ficar de fora da campanha: CALA BOCA GALVAO ahhahahaha

    ResponderExcluir
  23. Excelente! Value pelo reply.
    @CarlosGrohmann

    ResponderExcluir